Palestra "Caracterização Gemológica da Esmeralda da região de Conselheiro Pena, Minas Gerais"

A equipe do projeto de extensão "Garimpando a Arte" convida a todos para participar da palestra "Caracterização Gemológica da Esmeralda da região de Conselheiro Pena, Minas Gerais"

Link da inscrição:https://goo.gl/fw6rbr

Palestrantes: Prof. Dr. Paulo Dias Ferreira Júnior e Gemóloga Maria Carolina de Souza Bento
Dia: 03/10/2018 (quarta-feira)
Horário: 18:30 h
Local: ED 4 – sala 407, CCJE – UFES
Realização: Projeto de extensão “Garimpando a Arte”
Informações: expogemologia [at] gmail.com

*Vagas limitadas
Haverá certificação (envio pelo e-mail cadastrado do inscrito(a)).

Aberto a alunos do curso de Gemologia, demais alunos de outros cursos, membros da comunidade acadêmica da UFES em geral e comunidade externa.

Resumo da palestra: serão apresentados aspectos gerais sobre a Esmeralda, bem como a classificação genética, a formação da esmeralda na Colômbia, a formação de esmeralda associada a intrusões ígneas, a formação de esmeralda controlada por estrutura tectônica. Além de apresentar a identificação e caracterização gemológica de cristais de esmeralda proveniente da região de Conselheiro Pena (MG), com a complementação da descrição das suas descontinuidades físicas internas. Também será discutido se é possível estabelecer a origem geográfica da esmeralda de Conselheiro Pena-MG, através de suas inclusões. Concluindo a palestra, será apresentado a classificação comercial das amostras estudadas utilizando-se os parâmetros de cor, pureza e tamanho dos cristais encontrados na região.